QUEM SOMOS

Minha foto
CAMPINAS, SP, Brazil
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Prefeitura Municipal de Campinas ENDEREÇO: Av. das Amoreiras, 01 - Vila Industrial - Campinas - SP FONE FAX: 19-3272-2244 E-MAIL: emei.celisa@gmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Um pouco da história da Emei Celisa Cardoso do Amaral

Durante sete anos era chamada de Parque Infantil da Vila Industrial ou seja de 1942 à 1949.
Através de um projeto de lei do vereador Crevi Milani, em 30/12/1949, foi colocada a placa de inauguração do Parque Infantil Celisa Cardoso do Amaral. Estiveram presentes nessa comemoração, o Prefeito Miguel Vicente Cury, membros da Câmara Municipal, professores, jornalistas e demais autoridades. A primeira diretora foi a Senhora Iraci de Alencar e a segunda a Senhora Odacyr Froelkel de Andrade Neto. Celisa Cardoso do Amaral nasceu em Campinas, filha do jornalista Antonio Franco Cardoso. Estudou nos primeiros anos na escolinha da Santa Casa de Campinas, e no terceiro ano na Escola Arthur Segurado. 
Cursou a escola Normal, terminando o curso, voltou ao Arthur Segurado, como professora. 
Casou-se com o Dr. Plínio do Amaral, diretor do Jornal Diário do Povo. Posteriormente, foi comissionada na capital, deixando depois de alguns anos o magistério, se habilitou na carreira de Educadora Sanitária através de um curso no Instituto de Higiene.
Serviu na área de epidemologia e profilaxia no Centro de Sáude de Campinas e posteriormente ( 1943 ) aos Parques Infantis de Campinas, dedicando-se inteiramente nessa área. Desdobrou-se em atividades assistenciais, onde encaminhava os casos de doenças para os tratamentos adequados.
Contraiu uma doença e esteve enferma por várias semanas e não lamentava o seu sofrimento, mas entristecia-se por não estar entre as crianças.

Fonte: Pesquisa do Jornal Diário do Povo, 1950 --- ( Crônica do Jornalista M.M.)


Inauguração da Placa dando nome de “Celisa Cardoso do Amaral” ao Parque.
Pessoas presentes na Inauguração da placa: Prefeito Miguel Vicente Cury, membros da Câmara Municipal, professores, jornalistas e demais autoridades.
Celisa Cardoso do Amaral


Nenhum comentário:

Postar um comentário